História
Criação do Umuaraminha
O personagem Umuaraminha foi criado em 1986 pelo cartunista Marcos Vaz, que tinha na época 15 anos. Surgiu nas páginas das histórias em quadrinhos da Turma do Brilhante, primeiros personagens autorais do artista, baseados nos amigos da baixada da Rua Arapongas, em Umuarama, Paraná. Foi concebido como uma homenagem à cidade. O personagem teve várias versões até chegar ao design atual.
Projeto Umuaraminha
Em 1988 o personagem Umuaraminha foi registrado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1989 o autor desenvolveu o Projeto Umuaraminha, para transformá-lo em mascote da cidade, sugestão da professora Judith Barbisan. Os desenhos eram coloridos com lápis de cor e giz de cera. Com o apoio da professora, Marcos Vaz angariou diversos apoios da sociedade ao projeto. O que ele não imaginava é que o curumim agradasse tanto a ponto de ser incluído na Lei Orgânica Municipal, de 1990, como símbolo oficial de Umuarama, por iniciativa do vereador Mário Rocha (in memorian), graças ao apoio indispensável da professora Cléa Larsen.
Lançamento Oficial
O personagem Umuaraminha foi oficializado símbolo de Umuarama no dia 05 de abril de 1990, quando foi promulgada a Lei Orgânica Municipal pela Câmara de Vereadores. A iniciativa do vereador Mário Rocha, apoiada pelo prefeito Alexandre Ceranto, repercutiu em todo Brasil, recebendo até uma nota na Revista VEJA, na época um grande sucesso. O lançamento oficial, no entanto, só viria a acontecer no dia 17 de novembro de 1990, marcado por três momentos distintos: desfile do Umuaraminha, ladeado pelos personagens Mônica e Cebolinha, de Mauricio de Sousa, que vieram de São Paulo participar do evento, na parte da manhã, pelo centro da cidade; lançamento do gibi e do jornal número 1, em frente ao Centro Cultural Schubert, com a presença de populares e autoridades, entre elas o representante de Mauricio de Sousa, na parte da tarde; coquetel, no Hotel Caiuá, oferecido para as autoridades, à noite.
Cartazes, impressos e brindes
Nos primeiros anos de sua instituição como símbolo oficial da cidade, o Umuaraminha figurou em toda a comunicação oficial de Umuarama, desde papel timbrado até os cartazes. Entre 1994 e 1997, sob coordenação da professora Célia Gastaldin, o personagem reinou nos brindes e lembrancinhas com sua imagem.
Jornal do Umuaraminha
A primeira edição do Jornal do Umuaraminha foi lançada no dia 17 de novembro de 1990, durante a apresentação oficial do personagem como símbolo oficial da cidade. Teve várias versões e edições, publicados pela Prefeitura Municipal e pelo criador do personagem, levando às crianças informações de utilidade pública, além de histórias em quadrinhos e atividades recreativas.
O Jornal do Umuaraminha também foi publicado dominicalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de 1991 a 1993.
Gibis, Almanaques e Livros
O primeiro gibi do Umuaraminha foi lançado junto com o personagem no dia 17 de novembro de 1990. Depois vieram muitas outras revistas em quadrinhos coloridas, tratando de temas diversos, de interesse público, levando às crianças informações das mais diversas áreas do conhecimento, voltadas principalmente aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Foram lançados também 4 almanaques e 5 livros da série "A Alma de Umuarama é a Literatura".
Eventos, homenagens e visitas
O Umuaraminha recebeu várias homenagens desde que se tornou o símbolo oficial de Umuarama. Virou tema de desfile da Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes (1991), foi para os palcos de teatro através da peça "Umuaraminha, O Defensor da Natureza", da Companhia Panturrilha, decorou as paredes do Harmonia Clube de Campo no carnaval, ilustrou o Guia do Vestibulando da Unipar, virou troféu para os homenageados pela Câmara Municipal, ganhou o seu dia no calendário municipal (05 de abril), estampou produtos com sua imagem e participou de inúmeros desfiles cívicos. Sem contar o imenso carinho e homenagens que recebe de alunos e professores toda vez que visita uma escola. Esta é, sem dúvida, sua maior conquista.






















































