O Criador
Cartunista Marcos Vaz

O cartunista Marcos Vaz nasceu em Tamboara no dia 02 de junho de 1971. Filho dos mineiros José Francisco e Juracy Rita, foi criado em Umuarama, para onde os pais se mudaram pouco depois dele completar seu 1.º ano.
Em 1986 criou o personagem Umuaraminha, dentro da turma do Brilhante, que se tornaria símbolo oficial de Umuarama, incluído na Lei Orgânica de 1990.
No final de 1992 mudou-se para Curitiba, onde sua carreira teve grande evolução, com o lançamento dos personagens Curitibinha, Paranazinho e Brasilzinho. Morou na capital paranaense por 18 anos, até retornar à terra natal em 2010.
Tornou-se cartunista, editor, arte-educador e empreendedor social, quando fundou o Instituto Brasilzinho Educar para Transformar. Seus gibis, livros e jornais institucionais somam mais de 20 milhões de exemplares distribuídos em todo o Brasil e exterior.
Em 2011 a Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em quadrinhos, produzida pelo artista, foi lançada na sede da ONU para Europa (Genebra, Suiça) nos idiomas português, inglês, francês e espanhol. Este gibi ganhou lançamentos em Paris (França), Lima (Peru) e Salvador (Bahia). Em 2012 lançou um gibi bilingue (português e japonês) através do Rotary Internacional, em Tóquio e mais 12 cidades do Japão. Em 2017 voltou a produzir os gibis do Curitibinha e em 2018 recebeu o título de Cidadão Honorário de Umuarama, com o qual foi agraciado em 1995.

